Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Qual a diferença entre os cabos VGA, DVI e HDMI

   Muitos de vocês já devem ter se perguntado sobre esse assunto, principalmente quando se compra uma TV de plasma ou LCD que vem com várias entradas, muitas aceitam os três tipos de cabos para poder conectar notebooks a TV. Então vou tentar esclarecer um pouco para vocês a diferença entre esses três modelos de cabos.



  VGA (Vídeo Graphics Array)

   Este é o mais antigo de todos e o sinal que é transmitido ao monitor é analógico. Devido a este fato se o compararmos aos outros modelos mais modernos, o mesmo tem um significativa perda de resolução, esta perda é percebida principalmente nos gráficos mais avançados dos games ou vídeos de alta definição. 

   DVI (Digital Visual Interface)

   Este cabo serve somente para imagem, o áudio

segue em outro cabo, assim como o cabo VGA. Este cabo foi criado para melhorar a qualidade de vídeos digitais, como monitores de LCD e projetores digitais. Existem basicamente 4 tipos de cabos DVI:

   - DVI-A: este é analógico, porém com uma qualidade superior a do cabo VGA, DVI-D, que é o tipo de cabo que falamos, conexão digital.
   - DVI-I: tipo de cabo que permite transmitir tanto sinais DVI-A quanto DVI-D;
   - Single Link: permite resoluções de até 1920 x 1080 a 60 quadros por segundo;
   - Dual Link: permite resoluções de até 2048 x 1536 a 60 quadros por segundo.

   HDMI (High Definition Multimedia)

   O HDMI ou interface é um novo tipo de cabo de áudio e vídeo que deve substituir os cabos atuais de aparelhos de TV, monitores de vídeo e DVDs. Tecnologia esta que veio para simplificar os cabos e aumentar a potencia do áudio e vídeo. O cabo HDMI veio para substituir os cabos e conectores que fazem ligação de áudio e vídeo entre uma televisão e um DVD, acabando de vez com a bagunça de cabos. HDMI suporta resoluções maiores do que o DVI inclusive as resoluções altas usadas atualmente por aparelhos de TV de alta definição. 

   É isso pessoal, espero que tenham gostado e até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário