Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Como funcionam os sistemas operacionais: A inicialização do sistema operacional

   Depois de sabermos o que faz um sistema operacional e quais os tipos básicos existentes, vamos agora ver como é feita a inicialização do sistema operacional.
   Quando você liga o computador, o primeiro programa a ser executado é, geralmente, um conjunto de instruções armazenadas na memória ROM. Este código examina o hardware do sistema para ter certeza de que tudo está funcionando corretamente. Este autoteste, conhecido como POST (Power - On Self Test) verifica a CPU, a memória, a BIOS (Basic Input Output System - Sistema de Entrada e Saída Binário), procura por erros e armazena o resultado em uma memória especial. Ao completar o POST, o software carregado na memória ROM (às vezes chamado de BIOS ou firmware) ativa as unidades de disco do computador. Na maioria dos computadores modernos, quando o computador ativa o disco rígido ele encontra o trecho inicial do sistema operacional, conhecido como Bootstrat loader (sistema de inicialização).
   O Bootstrap loader é um pequeno programa que tem uma única função. Ele carrega o sistema operacional na memória e permite que ele comece a operar. Em sua forma mais básica, o bootstrap configura os pequenos programas de driver que fazem interface e controlam os vários subsistemas de hardware do computador. Ele configura as partes da memória que contêm o sistema operacional, as informações de usuário e os aplicativos. Ele também estabelece as estruturas de dados responsáveis pelos inúmeros sinais,
flags e semáforos que são usados para a comunicação com (e entre) os subsistemas e aplicativos do computador. Então ele entrega o controle do computador ao sistema operacional.
   As tarefas do sistema operacional, na maioria das vezes, se encaixam em seis categorias:
   - Gerenciamento do processador;
   - Gerenciamento da memória;
   - Gerenciamento de dispositivos;
   - Gerenciamento de armazenamento;
   - Interface de aplicativos;
   - Interface do usuário.

    Algumas pessoas defendem que o sistema operacional deveria fazer mais do que essas seis tarefas. Na verdade, alguns fabricantes até incorporam mais utilitários e funções auxiliares nos seus sistemas, mas, essas 6 tarefas definem o núcleo de quase todos os SOs.
   Nos próximos post vamos conhecer melhor cada uma dessas funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário