Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de outubro de 2013

O que é, e para que serve a Memória Virtual?

   Não é novidade pra ninguém que a memória é indispensável para o funcionamento do computador e que quanto mais memória instalada, mais rápido é o seu desempenho. Mas o que pouca gente sabe é que o Sistema Operacional instalado também influencia no uso da memória. Vamos entender como ele faz isso.
   O que torna o uso da memória "útil" é a capacidade de gerenciamento que o Sistema Operacional faz dela, isso significa que ele deve ser capaz de priorizar os dados de acordo com o uso da máquina.
   O Windows trabalha com dois tipos de memória: a memória física e a memória virtual. A memória física, como sabemos, é a principal,  ela é a quantidade de RAM instalada na sua máquina. Já a memória virtual é uma espécie de memória auxiliar, utilizada em casos específicos. Essa memória funciona como um arquivo dentro do Disco Rígido.
   O Windows sabe o que deve ser enviado para a memória física e o que deve ser armazenado na memória virtual. Quando vai carregar na memória todos os softwares necessários para o funcionamento do sistema, o Windows respeita algumas regras:

   - A memória física recebe aquilo que o Windows considera essencial, como por exemplo, o próprio Sistema Operacional e os aplicativos que o usuário está executando no momento;
   - O restante, o que o Windows acredita que não será utilizado com urgência, ocupa espaço na memória
virtual.

   A memória virtual também é utilizada pelo sistema quando se esgota completamente o espaço disponível na memória física. Neste caso, a memória virtual acaba se tornando uma extensão da memória física.
   Porém, existe uma desvantagem na utilização da memória virtual. Como ela fica armazenada em arquivo (pagefile.sys), dentro do Disco Rígido, o processo de leitura e escrita é muito mais lento do que o equivalente na memória RAM.
   Isso explica por que o desempenho do computador melhora quando instalamos novos pentes de memória do computador. Quanto mais memória física disponível, menos provável é o uso extensivo da memória virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário