Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O que é Backbone?

   Em redes de computadores, o Backbone (em portugês, espinha dorsal) designa o esquema de ligações centrais de um sistema mais amplo, tipicamente elevado. É a rede principal, a espinha dorsal da internet.
   Também é responsável por enviar e receber dados entre a cidades de seu país ou para países de fora. Para que a velocidade de transmissão não seja lenta, o backbone utiliza o sistema dividir para conquistar, pois ele divide a grande espinha dorsal em várias redes menores.
   Para entender melhor vamos a um exemplo: quando você envia um e-mail ou uma mensagem pelo Facebook, as informações saem do seu computador, passando pela rede local para depois "desembocar" no backbone. Assim que o destino da mensagem é encontrado, a rede local recebe os dados para então repassar para o computador correto.
   Para visualizar melhor o conceito de backbone, pense nele como uma grande estrada, que possui diversas entradas e saídas para outras cidades (redes menores). Nesta estrada, trafegam todos os dados enviados na internet, que procuram pela cidade certa a fim de entregar a mensagem. Entenderam.
   No Brasil, as empresas que prestam este tipo de serviço são: Brasil Telecom, Telecom Italia, Telefônica, Embratel, Global Crossing e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
   Outra curiosidade é que alguns países podem bloquear o acesso a certos sites, por exemplo, o país não que que a população acesse o Youtube. Isso é possível porque os sites , no submundo dos bits, nada mais são do que números de identificação, uma vez que esses códigos identificadores forem bloqueados o backbone não pode enviar seu conteúdo, o país inteiro fica sem autorização para acessar as páginas bloqueadas.
   Embora não pareça complicado, bloquear um site para um país inteiro não ter acesso ao conteúdo, não é uma tarefa muito trivial. Mas uma vez feita, é praticamente impossível burlar a segurança.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário