Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Por que as letras do teclado não seguem a ordem alfabética?

   Muitos de você já devem ter se perguntado, porque as letras do teclado não seguem a ordem alfabética?
   A resposta, acredite se quiser é: que o teclado que usamos hoje em dia - conhecido como QWERTY (por causa das seis primeiras letras da parte superior, na mão esquerda) - foi escolhido por tornar a digitação mais lenta. Isso aconteceu porque as primeiras máquinas, de tecnologia rudimentar, travavam os tipo quando a datilografia era muito rápida.
   Quando o impressor americano Christopher Latham Shole (1819 - 1890) inventou a máquina de escrever, em 1868, ele tentou ordenar as letras em ordem alfabética, como acontece na segunda fileira de letras do teclado, onde temos uma sequência quase completa: DFGHJKL. As mudanças de posição foram feitas para forçar o datilógrafo a bater as teclas numa velocidade adequada, sem embaralhar os tipos. Por isso o E e o I, duas letras mais frequentes na língua inglesa, foram retiradas da segunda fileira, a mais acessível. A letra A, outra das mais comuns, ficou relegada ao dedo mínimo esquerdo, o menos hábil de todos.
   Em 1932, depois de 20 anos de estudos, August Dvorak, também americano, criou o teclado que leva o seu nome, extremamente eficiente para a língua inglesa: 3.000 palavras podem ser escritas com as letras da fileira principal (contra 50 no teclado QWERTY) e a mão direita é a mais usada. Alguns fabricantes chegaram a realizar competições entre os dois teclados para determinar qual era o melhor. Infelizmente, o datilógrafo que usou o QWERTY havia memorizado o teclado inteiro, enquanto o outro ainda catava milho.
   Por conta disso, o QWERTY acabou se tornando padrão industrial e assim permanece até hoje.
  

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Quem bom, se tiver algum assunto que você queira saber, pode deixar a dica que posto no blog. Abraços Lucimar

      Excluir
  2. Olá Luiz,tdo bem?
    Vi seu recadinho no grupo e aqui estou,já estou te seguindo no face e no Google e ficaria mto feliz em receber vc em meu blog e se quiser divulgar seu blog no meu,posso fazer um link para vc e postar em meu blog e vc posta o seu e o meu no seu blog, o que haja,vamos fazer uma parceria?
    Seu blog ´de um conteudo otimo,eu adorei.
    Aproveitando me tira uma duvida? qual é a TTc do teclado que tem (TW),pois peguei esse atalho em um blog mas n encontro essa opção,vc poderia me ajudar?
    Esse comando é para mostrar ou esconder o menu iniciar.
    Aguardo por vc em meu bloguinho.
    Abraços...Lucineia ( Neinha )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucineia, respondendo a sua pergunta a tecla TW corresponde aquela com a Bandeirinha do Windows entre o Ctrl e o Alt, antigamente ela tinha está descrição.

      Vamos fazer a parceria sim. Só me passa o link do seu blog que eu coloco ele, se você tiver uma figura para mandar junto, daí adiciono o link na figura e posto.

      Excluir