Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Diferença entre Dados e Informação

   No dia a dia lidamos muito com esses conceitos de dados e informações, seja em casa, no trabalho, na igreja, escola, enfim. Também ouvimos termos relacionados como processamento de dados, sistemas de informação, coleta de dados, entre outros. Mas qual a diferença entre eles?
   Vamos descobrir:

   DADOS    

   Dados são códigos que constituem a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada. Os dados representam um ou mais significados que isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento.
   Em uma pesquisa eleitoral por exemplo, são coletados dados, isto é cada participante da pesquisa fornece suas opiniões e escolhas sobre determinados candidatos, mas essa opinião sozinha não significa muita coisa no âmbito da eleição, só depois e ser integrada com as demais opiniões é que teremos algo significativo.
   Outro exemplo de dado e a palavra Gol, ela sozinha é um dado mas não tem sentido algum, agora se colocarmos ela na informação "Gol é o carro mais vendido no Brasil", agora ela faz sentido.

   INFORMAÇÃO

   Informações são dados tratados. O resultado do processamento de dados são as informações. As informações tem significado, podem ser usadas para a tomada de decisão ou fazer afirmações considerando as informações.
   No exemplo da pesquisa eleitoral, os pesquisadores obtêm dados dos entrevistado, que quando são inseridos nos sistemas e processados produzem informações que dizem respeito a quem tem mais chance de ser eleito, entre outras.
   Dessa forma podemos dizer que as informações são conjuntos de dados que processados, seja por meio eletrônico, mecânico ou manual produzem um resultado com significado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário