Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O que é Proxy e como funciona?

   Um servidor Proxy é um computador que funciona como intermediário entre o computador do usuário e a internet.
   Os servidores Proxy economizam largura de banda, pois armazenam uma cópia das páginas da internet visitadas frequentemente. Quando um browser pede uma página armazenada na cache do servidor proxy, esta é fornecida pelo servidor proxy, tornando-se mais rápido do que ir à internet. Os servidores proxy também melhoram a segurança através de filtragem de algum conteúdo da internet, estes verificam se o pedido não vai de encontro a nenhuma regra de filtragem estipulada, por exemplo, podem haver filtros relacionados com endereços IP, www e/ou prtocolos.
   Os servidores proxy são utilizados sobretudo por redes de organizações e empresas. Normalmente, as pessoas que se ligam a internet a partir de casa não utilizam um servidor proxy.
   Existem vários tipos de servidores proxy, na qual se destaca o proxy transparente, que é um método para obrigar os utilizadores de uma rede a utilizarem o proxy. A transparência é conseguida interceptando por exemplo, o tráfego HTTP e reencaminhando-o para o proxy mediante a técnicas ou variações de port forwarding. Assim, independentemente das configurações explícitas do utilizador, a sua utilização estará sempre condicionada às políticas de utilização da rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário