Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O que é DHCP?

   O DHCP surgiu como padrão em Outubro de 1993. Em Julho de 2003 foi publicado a especificação para o IPv6. O DHCP é uma versão melhorada e estendida do BOOTP, funcionando, tal como este, em modo cliente-servidor e possibilitando a obtenção automática de endereços IP, nomes de servidores, máscara de sub-rede e gateway de defeito.
   O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é um protocolo que permite que as diversas máquinas presentes na rede obtenham o seu endereço a partir da rede, para além de obterem outra informação de configuração essencial para o seu funcionamento como, por exemplo, o servidor de DNS e o Gateway que devem utilizar para comunicação como o exterior.
   Este tipo de serviço facilita enormemente o trabalho do administrador de sistemas e redes, que deixa de se preocupar como a distribuição de todos os endereços de rede. Este serviço é, assim, uma ferramenta essencial à configuração de redes de grandes dimensões, para a configuração de máquinas temporariamente ligadas à rede e para o suporte de mobilidade.
   Para saber como funciona o DHCP visite leia a página Como funciona o DHCP. neste blog.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário