Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O que é Firewall

   Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum) que a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego da rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem se executadas. A tradução literal do nome é "Parede de fogo", já deixa claro que o Firewall se enquadra em uma espécie de barreira de defesa. A sua missão, consiste em bloquear o tráfego de dados indesejados e liberar acessos bem-vindos.
   Um Firewall pode impedir uma série de ações maliciosas, por exemplo, um malware que utiliza determinada porta para se instalar em um computador sem o usuário saber, um programa que envia dados sigilosos para a internet, uma tentativa de acesso à rede a partir de computadores externos não autorizados, entre outros.
   Existe dois tipos de Firewall mais conhecidos, que são:

   - Filtragem de pacotes: determina que endereços IPs e dados podem transmitir ou receber dados. As regras nesse tipo de Firewall podem ser complexas acarretando uma perda de desempenho na rede. As regras são baseadas em endereços IP e portas TCP utilizadas na comunicação.

   - Firewall de aplicação: estão geralmente instalados e configurados em computadores servidores chamados de proxy, atuando como intermediador efetua a comunicação entre ambos os lados da rede avaliando todo o tráfego e permitindo um acompanhamento mais preciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário