Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O que fazer quando o computador reinicia sozinho!

   Muitos fatores podem fazer o computador reiniciar sozinho, para ajudar a descobrir a causa, vamos ver os principais motivos e causas, e também como solucionar o problema.

   1 - Superaquecimento:
   Para proteger o processador e evitar o superaquecimento as placas-mãe mais modernas tem um dispositivo que desliga o computador para evitar danos irrecuperáveis.
   Para ver como está a temperatura da placa-mãe e do processador direto no Setup da BIOS vá em Hardware Monitor, ou use um programa como o Everest que tam´bem colhe essas informações dos sensores da placa-mãe. Se a temperatura estiver alta, veja se o cooler do processador está funcionando corretamente.
   Se ele estiver girando muito devagar, ou tiver parado, troque o cooler e veja se o problema foi solucionado.
   Pode ser que o cooler esteja muito sujo e a pasta térmica do processador muito seca, para verificar isso, retire o cooler e o dissipador de cima do processador, limpe bem com um pincel o cooler e limpe a pasta térmica do dissipador e do processador com muito cuidado para não danificar nada, aplique uma nova pasta térmica no dissipador e remonte tudo no lugar, verifique se resolveu o problema.

   2 - Memórias:
   A maioria dos erros atualmente estão relacionados a falhas na memória. E é comum que o computador reinicie por causa desses erros.
   Primeiro verifique se a memória está limpa e bem encaixada no slot. Passe uma borracha branca macia
nos contatos para limpar o pente de memória. Use um pincel que não solte cerdas para limpar os slots, certifique-se que não há resíduos e encaixe os pentes de memória firmemente.
   Se isso não resolver, troque os pentes de slots, pode ser que algum esteja com problema.
   Se mesmo assim não resolver, pode ser que a memória esteja defeituosa, pode ser usado um programa para testar a memória, como por exemplo o MEMTEST32. Se a memória apresentar problema, troque por outra.

   3 - Fonte:
   Sempre que se pensa em problemas com a fonte, imagina-se que o computador não ligaria, nem sempre isso acontece. Pode ser que sua fonte não tenha potência suficiente para todos os dispositivos usados no seu computador, ou que esteja com problemas em relação às voltagens.
   Troque a fonte com uma que você tem certeza que esteja boa e veja se resolve o problema.

   4 - Drivers:
   Drivers de dispositivos incorretos, desatualizados ou em conflito com outros dispositivos podem causar problemas.
   Reinstale os drivers do Chipset da sua placa-mãe, se você não tiver o CD, baixe os drivers direto do site do fabricante para não baixar errado. Atualize também os drivers da placa de vídeo, de som, rede e modem, se utilizar dispositivos USB que necessitam de drivers, atualize-os também. Se tiver problemas para descobrir a marca e o modelo, use o Everest para obter essas informações. 

   5 - Disco Rígido:
   Não é comum que problemas no HD provoquem a reinicialização automática do computador, mas arquivos corrompidos, quando essenciais para o funcionamento do sistema, podem causar problemas. Por isso é sempre bom manter o HD livre de erros. Use o verificador de erros (chkdsk - Windows XP) para varrer o disco e eliminar os erros. A desfragmentação do disco também auxilia a tornar o computador mais rápido.

   6 - Vírus:
   Os vírus também são grandes vilões para reiniciar um computador, tome muito cuidado com os sites que você acessa, e-mails que você abre, pois podem conter vírus.
   Para evitar tenha sempre um antivírus instalado e atualizado no computador, faça varreduras pelo menos uma vez por semana. E mantenha seu sistema sempre atualizado e com o firewall ativado.

    7 - Software:
     Pode ser também que você tenha instalado algum software que fez alguma alteração no Windows que não foi bem aceita pelo sistema, a solução seria desinstalar o software e ver se resolve.
    Também pode ser que o problema seja no Windows , pode ser que está faltando algum arquivo, ou que algum arquivo esteja corrompido, a solução para este caso seria, primeiro tentar fazer uma restauração do sistema como um CD do Windows, se isso não resolver, daí você terá que formatar o computador.  
   
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário