Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Qual a diferença entre as principais categorias de Rede de Computadores

   Vamos ver hoje sobre as 3 principais categorias que são dividas as redes de computadores. Já deixando claro que a diferença está relacionada às distâncias que cada uma tem de alcance.
   As redes de computadores usualmente são divididas em três categorias, relativamente à sua área de cobertura, temos as redes LAN (Redes de Área Local), as MAN (Redes de Áreas Metropolitanas) e as WAN (Redes de Área Alargada ou Redes de Longas Distâncias).
   Vamos ver um pouco sobre elas:

   LAN: em inglês Local Area Network, é o nome que se dá a uma rede de caráter local, cobrem uma área geográfica reduzida, tipicamente um escritório ou uma empresa, a LAN interliga um número não muito elevado de entidades. São usualmente redes de domínio privado.

   MAM: em inglês Metropolitan Area Network, esta rede é de caráter metropolitano, liga computadores e utilizadores em uma área geográfica maior que a abrangida pela LAN, porém menor que a abrangida pela WAN. Uma MAN normalmente resulta na interligação de várias LANs, cobrindo uma área geográfica de média dimensão, tipicamente um campus ou uma cidade/região, podem ser redes de domínio privado ou público. Pode estar inclusivamente ligada a uma rede WAN.

   WAN: em inglês Wide Area Network, como o nome indica é uma rede de telecomunicação que está dispersa por uma grande área geográfica. A WAN distingue-se de uma LAN pelo seu porte e estrutura de telecomunicação. As WAN normalmente são de caráter público, geridas por um operador de telecomunicações.

   Essas são as 3 principais categorias de redes de computadores, porém existem outras, mas fica para outro post.

  

2 comentários:

  1. Ótimas as dicas gosto muito desses assuntos de informática, Luiz te seguindo faço 2 convites a você, vem conhecer o meu blog e vem participar do meu Grupo Amigos no Facebook se quiser é só clicar no link abaixo beijos.
    Blog/Grupo Amigos/FanPage/ Pinterest/NetworkedBlogs/Bloglovin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, estou participando do seu grupo de amigos, curti sua fanpage e sou seguidor do seu blog, espero que continue acessando e que os post estejam ajudando. Abraços

      Excluir